E-MAIL ENVIADO AO MINISTRO GILMAR MENDES

mgilmar@stf.gov.br

Ministro Gilmar,
Elio Gaspari foi preciso ao proclamar: “Sem prisões alongadas a Odebrecht ainda seria  a maior empreiteira do país”.

O senhor que sempre foi um ministro desassombrado, a ponto de confrontar o Lula quando ele ainda tinha poder, não pode decepcionar a maioria dos brasileiros que confiam na Lava Jato.
Sei do seu rigor técnico e sua atenção para com o garantismo, mas não se pode transformar o remédio em veneno. E quando da apreciação do habeas corpus de Dirceu, rogo ao senhor que sopese a respeito do assunto. Afinal as circunstâncias e as peculiaridades do momento em que vivemos exige muito mais de nós, ou seja, é curial que não ajamos como catalizadores, amortecendo o choque edificador das duas placas tectônicas da sociedade, uma que busca o desenvolvimento sadio do Brasil, e outra que procura manter o arcaísmo, o patrimonialismo, a oligarquia e o corporativismo. Precisamos que o senhor, neste momento, atue mais do que um simples juiz, mas como um juiz/estadista. Invoco aqui a lição de Warren E. Burger,  então Chefe de Justiça do Estados Unidos : “Um tribunal que é final e irrecorrível precisa de um escrutínio mais cuidadoso do que qualquer outro. Poder irrecorrível é o mais apto para auto satisfazer-se e o menos apto para engajar-se em imparciais autoanálises... Em um país como o nosso, nenhuma instituição pública, ou o pessoal que a opera, pode estar acima do debate público”.

Certo de que é detentor de muitos predicados, sendo dois deles a parcimônia e discernimento, digo que a nação conta com o senhor, ministro.
Envio meus protestos de estima e consideração.
Valdecir Carlos Trindade
Valdecir Trindade Sociedade Individual
OAB-PR 10519
Rua Mato Grosso, 1493
Fone: 43 3344-4563


valcart@sercomtel.com.br

Obs: Divulgarei esse e-mail.











Comentários