PRESENTE - PAULO BRIGUET. OFEREÇO TAMBÉM O SALMO 63 A TODOS.

Li a crônica do Paulo Briguet, hoje, 26/09, no Jornal de Londrina. É um presente maravilhoso e sugiro a todos os meus leitores, ainda que na média de 05 por dia, que a leiam, pois inspiradora. Transcrevo-a a seguir:




Você está vendo aquela gota que caiu agora no meu soro? Esta gota me salvou. Como também me salvou a enfermeira que mediu minha pressão, e me salvaram a tarde que se despede, o inverno que chegou ao fim, a primavera que nasce, a brisa que agora entrou no quarto – essa brisa de Elias, a mesma que soprou no Antigo Testamento.
Bendita seja a gota, a gota salvadora e vivificante, que atravessou mares e rios para chegar até meu coração cansado, porém persistente. Meu coração me salvou: ele me salva a cada instante, a cada sístole e diástole, não para de labutar mesmo quando durmo ou penso em desistir. Bendito seja nosso coração operário da vida. Só assim a frase de Marx faria algum sentido: Corações do mundo, uni-vos!
 Você viu aquele relógio? Aquele rosário? Aquele livro tão velho? Aquele menino e aquela mulher? Eles me salvaram e continuam salvando, porque não me deixaram perder a hora, nem esquecer a reza, nem ignorar a lição, nem beber além da conta, nem mergulhar no egoísmo e nas conversas do inimigo. Eis aí meus salva-vidas.
Você está vendo este homem e esta mulher que aparecem na foto? O nome dele é Pai. O nome dela é Mãe. Há alguns anos eu os perdi para o câncer, mas eles continuam salvando a minha vida até hoje, indiferentes à morte.
Está vendo aquele homem que mora na Virginia, cercado de livros, amparado pelo amor da mulher e dos filhos? Ele me salvou de tentar salvar o mundo pela revolução. Ele me salvou da inveja, do engano, da descrença, do desespero. Ele me salvou do pior de mim mesmo. Ele nem sabe disso, mas me reconduziu à Igreja e me fez participar do mistério da cruz. E foi esse homem da Virginia que me falou: “Escreva como se tivesse o coração nas mãos”.
O coração é o instrumento pelo qual Deus salva a minha vida a cada instante. Deus é aquela gota maior que o mundo. Sua Mãe, a enfermeira. Está vendo essa gota que acabou de passar pelo coração? Desde que nascemos, ela está em guerra com o tempo. E o último inimigo a ser vencido é a morte.


SAMO 63


Ó Eterno, Tu és o meu Deus e a Ti eu busco dia e noite; a minha alma tem sede de Ti! Todo o meu ser anela pelo refrigério da tua presença numa terra árida, exausta e sem água.  Recordo-me dos dias em que te contemplei no santuário, para me embeber de teu poder e de tua glória. Porquanto melhor que a própria vida é o teu amor leal e misericordioso! Por isso, os meus lábios te exaltarão sobremaneira.  Sim, por toda a minha vida eu Te bendirei e erguerei meus braços invocando o teu Nome. Como num rico banquete, assim minha alma ficará plenamente satisfeita e, com alegria nos lábios, te louvará minha boca.  Em meu leito, durante as noites de vigília, lembrar-me-ei de Ti e meditarei sobre a tua bondade.  Porque tens sido meu socorro, e à sombra das tuas asas canto louvores de alegria.  Minha alma a Ti se une, e tua destra me sustenta. Aqueles que procuram a minha destruição serão lançados às profundezas da terra!  A espada os ferirá e se tornarão pasto para os chacais. O rei, porém, se alegrará em Deus; todos os que juram pelo Nome de Deus o louvarão todavia, as bocas dos mentirosos serão lacradas

Comentários

Paulo Santiago disse…
Valdecir, obrigado pela postagem, o link original sumiu inexplicavelmente. Esse texto é primoroso.